Você consegue respeitar a opinião de um adolescente?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novos Paradigmas na Educação

Falar dos novos paradigmas na educação, nos possibilita entender todas as mudanças que ocorreram no processo educativo até os dias atuais e o quanto ainda temos que evoluir no processo ensino-aprendizagem, para podermos acompanhar a evolução tecnológica e usarmos-na no desempenho de nossa prática profissional.

CREATIVE COMMONS - Um novo modelo de gestão dos direitos autorais

O CREATIVE COMMONS é um projeto global através da lei de direitos autorais,lançado oficialmente em 2001 e publicado em 2002 com a iniciativa de Lawrence Lessig, professor da Universidade de Stanford. Através do creative commons é possível manter o direito autoral na utilização da obra, quebrando a barreira da utilização e modificação de uma obra criativa, permitindo seu dowload e compartilhamento e a criação de novas obras a partir da original e assim sucessivamente, com a identificação do link do autor.
No Brasil a creative commons é coordenada pela Fundação Getúlio  Vargas, adequando-se a realidade brasileira. Podemos afirmar que a creative commons é um projeto facilitador, legal e indispensável para quem utiliza a pesquisa através da web 2.0.
A seguir um slide sobre a CREATIVE COMMONS:

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A utilização da WEB 2.0 na educação

Através do acesso a web 2.0, conseguimos obter informações, trocar experiências, fazer amizades, comunicarmo-nos com pessoas em outros estados e países. A web 2.0 nos oportuniza trabalhar com um número satisfatório de ferramentas tecnológicas, facilitando o fazer profissional, a relação com amigos e afins. Podemos dizer que a web 2.0 proporcionou a sociedade um processo de aprendizagem permanente, através da tecnologia educativa.

Por Cristina Belém


IDENTIFICAÇÃO: Cristina Belém, da cidade de Belém-Pará-Brasil, mãe de um adolescente de 13 anos.

FORMAÇÃO: Assistente Social, funcionária pública estadual, especialista em MBA em Administração Hospitalar pela FACINTER e especialista em Gestão em Saúde Pública pela UEPA. Aluna do curso de Mestrado em Educacao da UAA-Py.


ATIVIDADES LABORAIS: Trabalho na Unidade de Recuperacao Psicossocial - URPS/SESPA (antigo CIASPA) e no Hospital Ofir Loyola.


EXPECTATIVAS DO CURSO: Adquirir conhecimento acerca das ferramentas tecnológicas da web 2.0, para a efetivação de um processo educativo, utilizando o aprendizado no desenvolvimento de minhas atividades laborais e  no relacionamento com outras pessoas.